A geração solar fotovoltaica utiliza da energia do Sol para gerar energia elétrica pelo efeito fotovoltaico. Esta eletricidade é coletada e processada por dispositivos controladores e conversores (inversores), podendo ser armazenada em baterias ou utilizada diretamente em sistemas conectados à rede elétrica.

Esta geração pode ocorrer por sistema conectado à rede da concessionária de energia (sistema on-grid), por sistema autônomo com banco de baterias (sistema isolado ou off-grid) ou por sistema híbrido.

O sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, ou sistema On-grid, opera em paralelo à rede da concessionária, utilizando a energia elétrica gerada a partir do sol para suprir o consumo de energia e gerar excedentes que são injetados à rede para a compensação do consumo em horários de não incidência de sol. Este sistema utiliza um medidor bidirecional de fornecimento da concessionária que possibilita tanto a medição do consumo da unidade como a medição da energia injetada na rede pela mesma. O excedente da energia gerado pode ser utilizado para a compensação do consumo de outras unidades consumidoras remotas desde que previamente cadastradas, localizadas dentro da jurisdição da mesma concessionária de energia e em nome do mesmo titular da fatura, seja ele pessoa física ou jurídica. Ainda, a energia excedente gerada pelo sistema e não utilizada gera um “crédito” de energia para a unidade consumidora que poderá ser utilizado em até 60 meses.

O sistema Off-grid é utilizado para locais isolados, ou seja, sem a rede da concessionária, tendo a necessidade de instalação de banco de baterias junto ao sistema, fato que onera os custos de instalação e manutenção, porém não demanda aprovação da concessionária para a sua implantação.

Já o sistema híbrido utiliza de um inversor carregador que pode usar tanto a energia gerada nas placas solares como a energia da rede da concessionária para o carregamento do um banco de baterias que abastece a carga. Assim,

este sistema necessita de banco de baterias, que pode ter o seu dimensionamento reduzido em relação ao banco de baterias de um sistema off-grid, mitigando os custos de instalação e manutenção. Este tipo de sistema híbrido pode ser utilizado ainda como “no-break”, possibilitando a intermitência da disponibilidade da energia elétrica em caso de falta da concessionária. Como o inversor híbrido não injeta a energia excedente na rede, não demanda da aprovação da concessionária para a implantação do sistema.

Quanto aos SERVIÇOS DE ENGENHARIA, a Holística Engenharia, desde 2012, executa obras, construções, reformas, manutenções e instalações, e elabora projetos, laudos, consultorias e assistências técnicas nas áreas de engenharia civil, elétrica, eletrônica e de segurança do trabalho, inclusive para processos judiciais.